terça-feira, 11 de junho de 2013

Família

A primeira frase do célebre livro de Tolstoi, Ana Karenina, diz que “todas as famílias que são felizes são iguais, mas cada família que é infeliz o é à sua própria maneira”. A verdade é que todas as famílias não são completamente felizes ou infelizes.

Não há dúvida de que a presença da dependência química na família causa uma distorção, mas também a presença da AIDS, da esquizofrenia, de uma criança excepcional, do câncer e diabetes também causam stress. Muitas famílias se adaptam a qualquer situação, outras não. É mais fácil caracterizar ou categorizar o impacto do alcoolismo ou dependência de outras drogas na família do que no dependente..

Vejamos uma estória sobre o impacto da dependência química na família:” um certo homem no Texas – um lugar conhecido por tudo funcionar em superlativos – que deu a maior festa do mundo. No final da festa, o anfitrião desafiou seus hóspedes a atravessarem a nado uma enorme piscina cheia de jacarés, piranhas, barracudas, tubarões, cobras e aranhas. Quem conseguisse chegar vivo do outro lado poderia escolher um dos prêmios oferecidos: uma grande quantia em dinheiro, sua fazenda ou o direito de se casar com sua filha. Enquanto estava explicando o jogo, um rapaz entrou na água e atravessou a piscina numa velocidade espantosa, chegando ileso ao outro lado. Ao sair da água, o dono da festa preguntou-lhe o que queria como recompensa, e ele respondeu que não queria nenhuma das ofertas; queria simplesmente o nome do sujeito que o empurrara na água”. (fonte:O caminho dos 12 passos de John E. Burns)

Esta estória permite comentar que não importa quem nos tenha empurrado na piscina; todos estamos dentro dela e precisamos aprender a nadar. De fato, cada um está na piscina em condições diferentes. Alguns se afogam e outros conseguem nadar e se livrar do problema.

Não se acomode em atitude passiva. No AMOR-EXIGENTE as pessoas aprendem a viver de modo saudável, não esperando o fim dos problemas para serem felizes, mas sendo felizes apesar dos problemas.

Contato: 99771134(Analita) e 99551491 (Ir. Neide)


MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS

Às vezes ficamos paralisados por modelos de comportamentos que não dão mais resultado. Esses comportamentos, talvez aprendidos em cursos de pais, funcionavam quando os filhos eram crianças, mas eles aprenderam a apertar nossos botões e obter o que desejam para o bem e o mal. É fundamental não sermos tão “fáceis de convencer”, especialmente se um de nossos filhos está destruindo-se e destruindo nossa família.

Podemos fazer certas mudanças para melhorar nossa maneira de interação com os nossos; isso lhes dará a entender que somos nós que estamos no controle da situação, não eles. Essas mudanças você encontrará no Amor-Exigente.

Se seu filho usa drogas ou anda muito mudado ultimamente ou está uma droga, se em casa ele age como se fosse o dono absoluto de tudo, não respeita ninguém, agride os pais ou irmãos, verbal ou fisicamente, bate e quase quebra as portas, os móveis ou utensílios domésticos, não considera nada, a casa é como se fosse uma pensão onde tudo deve estar pronto na hora e todos devem estar a serviço dele, não espere mais: mude seu modo de agir, procure ajuda, use o Amor-Exigente.
 (fonte:Espiritualidade no AE- Pe.Haroldo Rahm,SJ)

Os diversos grupos de Amor-Exigente representam uma resposta a estes e outros desafios. Pessoas comuns se organizam, promovem reuniões, segundo um método, respeitando o sigilo com a finalidade de se apoiarem, trocarem experiências, informações, visando um desfecho onde todos se sintam beneficiados.
A família e a escola devem ter a oportunidade de conhecer o AMOR-EXIGENTE. Entretanto, a maioria das pessoas que procuram o AE são pais e familiares em busca de apoio, porque já tem problemas com os filhos e/ou entes queridos. Chegam machucados, sofridos, cheios de medo e pudor...Acabaram de ver confirmadas as suspeitas: ele/ela está usando drogas.
Ou então, são pessoas que já tentaram tudo, e o AMOR-EXIGENTE é o último recurso. A família inteira está se desestruturando rapidamente. Para esta família, o AE é essencialmente importante.
O AE é um Grupo de Apoio que beneficia o dependente( ajudando-o na busca da sobriedade) e a família( incrementando uma convivência terapêutica...).

Venha conhecer e fazer parte desta Grande Família AMOR-EXIGENTE!
Reuniões: todas as segundas feiras às 19:3º hs na esquina da solidariedade-centro)

“A DROGA ME DÁ ASAS PARA VOAR, E DEPOIS TIRA O CÉU!”