terça-feira, 26 de março de 2013

CUIDADO...O Álcool é uma droga!

Tradicionalmente, o consumo de álcool esteve relacionado a refeições cotidianas, a diferentes celebrações – batismos, casamentos, aniversários e a todos os tipos de festas.
Agora, esse tipo de consumo, também é praticado por adolescentes, porém de uma forma exagerada ou seja, eles consomem grandes quantidades de álcool, especialmente, durante os fins de semana.

O abuso de álcool entre os adolescentes de ambos os sexos tem iniciado cada vez mais cedo. Esse dado causa preocupação porque um início prematuro de consumo de álcool está associado a um consumo maior na fase adulta, o que acarretará, no futuro desses jovens, problemas físicos e psicológicos originados no consumo abusivo de álcool.

O álcool tem sido uma droga socialmente aceita há muito tempo e seu controle tem sido obstruído por interesses econômicos. O álcool, depois da cafeína, é a droga mais consumida no mundo. Em muitos países é realmente a mais consumida. Ele possui um efeito depressivo no sistema nervoso central que afeta as funções superiores do cérebro, responsáveis pelo comportamento pessoal e autocontrole.
    
Os efeitos do álcool no organismo dependem de diferentes fatores, como a quantidade ingerida, período de tempo em que é consumido, se é ingerido ou não durante as refeições, o peso e a idade da pessoa, se é homem ou mulher, tolerância ao álcool e também a associação com outras drogas. Em crianças e jovens, os efeitos do álcool são ainda mais fortes do que em adultos, pois eles estão em fase de crescimento, pesam menos e possuem uma melhor tolerância ao álcool.
  
Igual a outros vícios, é importante detectar o abuso de álcool entre os jovens, o quanto antes. É, assim, mais fácil de se controlar e encarar o problema do que quando se tem uma forte dependência física e psicológica.

(fonte: Aprendendo a viver.Edição ciranda cultural)



“A escravidão das drogas não pode ser o destino de nenhum dos filhos de Deus. É preciso ser livre! Fomos criados para a liberdade!”.

Participem do Amor-Exigente. É um programa que nos dá o PODER DE MUDAR e nos fazer permanecer em permanente busca de ser cada vez melhor.

GRUPO: Todas as segundas feiras na esquina da solidariedade às 19:30 horas.
Telef. para contatos: 99771134 (Analita) e 99551491 ( Ir. Neide)