terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Refletindo...QUANDO OS VENTOS MUDAM!

Uma das mais belas passagens da Bíblia é a história do Mestre indo de barco com os Seus discípulos para Cafarnaum. A viagem transcorria bem, sob sol claro, ventos calmos e águas tranqüilas. De repente, a calmaria deu lugar a uma tempestade; o tempo escureceu. Os ventos sopravam em sentido contrário, e as águas, agora revoltas, geraram ondas violentas. Fez-se uma grande turbulência, e o barco começou a naufragar.

De vez em quando, experimentamos na vida algum tipo de situação em que, de repente, tudo se transforma. O casamento, as amizades, a saúde, as finanças, os planos mais corriqueiros, tudo é sacudido pela força dos ventos contrários e pela fúria das águas turbulentas. A impressão que se tem é que a vida vai naufragar.

Geralmente quando isso ocorre, a primeira reação é de revolta. Quando uma tragédia bate à nossa porta achamos que  Deus está sendo injusto conosco. Nunca estamos preparados para as tempestades ameaçadoras. Imaginamos que somos imunes ao lado trágico da vida, o que é puro engano!

Pouco a pouco, percebemos que as esperanças foram espalhadas pelos ventos, nossas defesas, uma a uma, destruídas, e nossas forças estão enfraquecidas. Contudo, em meio às águas turvas, é a convicção da vitória sobre a tempestade, pois todo vento forte é passageiro. Não é muito fácil agir com serenidade quando tudo ao nosso redor é ameaçador, todavia quem não sabe manter a calma em meio às turbulências da vida não saberá jamais encontrar o caminho das águas tranqüilas.

No episódio bíblico, os discípulos de Jesus percebendo o iminente naufrágio, chamaram pelo Mestre, e logo veio o socorro em forma de calmaria. Quando Jesus ordenou, as águas e os ventos lhe obedeceram, tudo ficou calmo.

Não entre em pânico se, porventura, alguma tempestade estiver ameaçando sua vida. Não permita que a revolta domine seu coração, pois a vida também é feita das experiências amargas. Elas fazem parte da nossa vida humana. Contudo, o mais importante é saber que Deus está no controle do barco da nossa vida e, por isso mesmo, este jamais naufragará, ainda que os ventos sejam impetuosos. Ele é um porto seguro, em meio às águas turbulentas e aos furacões que vêm em nossa direção.
(fonte: desconhecida)

“VOCÊ É O QUE FAZ – PRIMEIRO FAÇA O BEM E, ENTÃO, SINTA-SE BEM!”

Venha conhecer e fazer parte desta grande família AMOR-EXIGENTE!

Reuniões: segundas-feiras às 19:30 horas na esquina da solidariedade.

PAIS...VAMOS MEDITAR...

Você já parou para pensar nos exemplos que tem dado dentro de casa? Os gritos, a ira descontrolada, as palavras vazias, as atitudes incoerentes...A vida é como um grande quebra cabeça: precisa ser montado segundo certas regras já estabelecidas para poder ficar linda e aproveitável. A droga não está longe de cada um de nós! Ela permeia ambientes pobres e ricos, cultos e incultos. Cabe a cada um de nós tomar as devidas providências para que ela perca, definitivamente, a força atrativa que mantém os jovens alucinados!

MAS SERÁ QUE EU POSSO?
Basta não temer! Seja natural, mas firme! Esta guerra é para os corajosos e destemidos que, através do amor verdadeiro e prático, conquistarão vidas perdidas e sem rumo!


O QUE POSSO FAZER PARA QUE MEU FILHO NÃO USE DROGAS?
Auto estima: Seu filho precisa de amor e carinho independente da idade que tem. Os pais são os modelos dos filhos em palavras e atitudes. Frases como: “Você é inútil”; “Você não faz nada certo”; “Estou cansado de você” podem destruir qualquer pessoa! Edifique o amor próprio de seu filho, pois, só assim, ele terá forças para resistir aos apelos e pressões da droga e dos traficantes.

Diálogo: Uma conversa franca e amiga alivia qualquer dor! A palavra dita na hora certa é boa, límpida e agradável. Seja amigo de seu filho, pois, do contrário, traficantes terão o maior prazer de adota-lo. Uma conversa amorosa cura grandes traumas.

Disciplina: A insegurança de muitos jovens vem da falta de disciplina por parte dos pais. Não estamos falando de “ditadura familiar”, mas firmeza de posição e princípios.

Limite: É sinal de afeto, de carinho. Se dou limite é porque estou preocupado com aquele que amo. O limite serve de orientação, de referência para nosso comportamento. Limite é cuidar.
(fonte: desconhecida)

“O HOMEM SEMPRE PROCURA. ELE VIVE EM SOMBRAS E PROCURA A LUZ. CERTA VEZ ALGUÉM CHEGOU E FALOU: EU SOU A LUZ DO MUNDO. VAMOS SEGUI-LO”

AMOR-EXIGENTE DÁ CERTO! 
VENHAM PARTILHAR CONOSCO. 
É PARA TODA A FAMÍLIA!

Reuniões: Todas as segundas feiras na esquina da solidariedade às 19:30 horas, FW.
Telef. para contatos: (55) 99771134 (Analita) e (55)99551491 (Ir. Neide)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Aprendi com o Mestre dos Mestres que...

Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas idéias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência. 

Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade. 

Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer. 

Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível" 
(Augusto Cury) 

Participem do grupo Vida de Amor-Exigente! 
AMOR-EXIGENTE DÁ CERTO! 
GRUPO: TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS AS 19:30 HORAS 
NA ESQUINA DA SOLIDARIEDADE

Ser gente...

No mês de fevereiro, o Amor-Exigente reflete sobre o princípio “os pais também são gente”.

Quando se é criança, nossos pais diziam que tínhamos  de fazer tudo para ser gente. Ser gente? Mas o que é ser gente?

Ao ver hoje o que se passa à nossa volta, ao ver a deterioração mental, a total ausência de escrúpulos, o desprezo da honra e da dignidade, a proliferação de criminosos, corruptos e vigaristas de toda a espécie, entendemos  o que nossos pais queriam dizer, com o ser gente. Ser gente seria, porventura, ir mais além do que trabalhar com seriedade e honestidade. Ser gente pressuporia a construção de alguma coisa dentro de nós e fora de nós que assenta, a nosso ver, em quatro pilares fundamentais:

1-O pensamento. O pensamento é o suporte mais poderoso e a armadura mais forte do homem, a mágica força da sua criatividade e da sua razão de ser. Sem pensamento o homem não pode ser gente, o homem não passa de um céu brumoso, sem ponta de sol. Por isso o pensamento tem tantos inimigos! É inimigo o vazadouro de lixo mental da televisão, com que a sociedade vai enchendo a disquete da sua metacultura. Inimiga a perversão mediática da política, que deveria ser a nobre arte de uma verdadeira democracia participativa, inimiga a política pornografada em degradantes guerras de interesses que escamoteiam os verdadeiros problemas nacionais, inimiga a política atafulhada no maior lamaçal de corrupção de sempre.

2-O segundo pilar do alto edifício que é ser gente decorre do primeiro e chama-se cultura. Não se trata da cultura do enciclopedismo balofo, somatório de vagos conhecimentos, empilhamento de ideias improdutivas, a cultura-cassete dos tempos de hoje, a cultura-espectáculo, mas sim a cultura do dia-a-dia, a cultura autêntica da dignidade da vida, a cultura irrepreensível do percurso.

3-O respeito pelos outros constitui o terceiro pilar. Simplesmente, não há respeito pelos outros se não houver respeito por nós próprios. Quem não se respeita a si mesmo não pode respeitar os outros. E quem tem respeito por si próprio não pode ser falso, corrupto, ladrão, indigno, especulador, manipulador de pessoas e ideias, criminoso, traficante e sabujo. O respeito dos outros é o espelho de nós próprios.

4-O quarto pilar desta edificação é a solidariedade. Solidariedade não é algo para ser mostrado aos outros e sim demonstrado e sentido. Doar não é apenas o ato de dar algo que você não quer mais para alguém, doar é entregar uma parte valiosa de você para quem precisa, é ajudar sem saber a quem e sem esperar retorno. Doar é a forma mais bonita de amar ao próximo segundo os preceitos de Deus.