segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AMOR-EXIGENTE E O GRUPO DE APOIO:

Na vida, podemos fazer parte de diversos grupos: Família, Igreja, Escola, Trabalho, Cultura e Lazeres, Associação de Bairros, Cooperativa, etc.

Como participantes do Programa AMOR-EXIGENTE, em setembro, destacamos, para refletir, o 9º Princípio: GRUPO DE APOIO. Esse Princípio é ACATADOR. Desdobrando a palavra: acata e ataca a dor. O grupo de apoio e criar laços, partilhar tristezas e celebrar mudanças positivas. Não sobrevivemos sozinhos: precisamos do conhecimento dos outros, precisamos da proteção dos outros. Nós somos os outros dos outros.

Acreditávamos que outras famílias não têm problemas. Perguntamos: Senhor, por que comigo? Poderíamos perguntar: Senhor, por que não comigo? Descobrimos, agora, que problemas são inerentes à nossa condição humana. O segredo está no modo de equacioná-los. Como? Primeiro: Rogando a Deus que nos mostre um caminho; segundo: seguir por esse caminho, olhando objetivamente para o problema.

E um excelente caminho é o GRUPO DE APOIO AMOR-EXIGENTE. Ali, os participantes incentivam-nos a tocar o foco e a encontrar alternativas para a nossa vida. Através das metas semanais, vamos melhorando, fortalecendo-nos e reconhecendo-nos como gente, filho/filha de Deus. O que nos encanta no AMOR-EXIGENTE é que ninguém ensina, mas todos nós aprendemos, uns com os outros, no Grupo de Apoio.

Talvez, o Grupo de Apoio necessite de mais paciência conosco, pois cada pessoa tem seu tempo. Por isso, seremos perseverante e pró-ativo/ativa. Vamos abrir nosso coração com verdade, pois temos a garantia do sigilo. Amor-Exigente dá certo. Pode a resposta não ser exatamente a que esperava, todavia o Senhor está supervisionando e encaminhará da melhor maneira, para todos.

O Grupo de Apoio do AE se põe a serviço da pessoa que o busca, e passa por um processo de transformação e amadurecimento, na medida em que acumula experiências e se aperfeiçoa na humildade: atende na gratuidade do encontro e do estudo, na compreensão dos limites, na adoção de regras, em atitudes conseqüentes; faz isso com o exercício da persistência, da verdade, do confronto construtivo e fraterno; no que proporciona uma chance de mudança no modo de viver, compartilhando vidas e conhecimento, oferecendo proteção e praticando auto e mútua ajuda. (fonte: informativo FEAE)

“SOMOS UM ANJO DE UMA ASA SÓ. POR ISTO, VOAMOS APENAS QUANDO NOS ABRAÇAMOS UNS AOS OUTROS”.

Venha conhecer e participar deste grupo.
Estamos lhe esperando!
Reuniões: segundas feiras 19:30h e sábados 14:00h na esquina da solidariedade.

sábado, 25 de setembro de 2010

DROGAS, OU LIBERDADE?

Deus onipotente (tudo pode) e onisciente (tudo sabe), criou você como ser único. Não existe, nem existirá, alguém igual a você. Mesmo irmãos gêmeos são diferentes. Filhos são diferentes dos pais. Enfim, você é você e ninguém mais.
Aos animais Deus deu os instintos. Quando eles tem sede tomam água. Quando tem fome, se alimentam. Para cada ação se dá uma reação.
Aos seres humanos Deus acrescentou o livre arbítrio, a liberdade de escolha. Você, e só você, escolhe qual a reação à determinada ação. E Deus foi mais além. Ofereceu sua graça para ajudar você a escolher.
Costumamos usar, como justificativa de nossos comportamentos, desculpas. Sou assim porque herdei as características genéticas de meus avós. Sou assim porque meus pais me educaram assim. Sou assim porque a sociedade me fez assim, o ambiente me levou a isso.
Você mesmo sabe que isso são desculpas. Na verdade somos livres e responsáveis para agir da maneira que decidirmos. O que as vezes acontece é que não assumimos a responsabilidade por isso.
Todos os dias podemos decidir: Hoje serei feliz. Só depende de nós. E podemos pedir ajuda para Deus. Ele enviará sobre nós o Espírito Santo com seus dons e nos fortalecerá para sermos o que queremos ser. Mas, na adolescência, quando estamos nos exercitando para sermos livres, algumas vezes fazemos as maiores besteiras. Como não somos mais crianças, já nos consideramos adultos. Na realidade não somos nem crianças nem adultos. Somos jovens.
É nessa fase da vida que costumamos se “Maria vai com as outras”. Esquecemos nossa identidade e unicidade e queremos ser iguais a turma. Usamos as mesmas roupas, vamos às mesmas festas, falamos da mesma maneira, fazemos as mesmas palhaçadas.
É nessa idade que muitos de nossos jovens estão cometendo a maior besteira de sua vida. Estão experimentando DROGAS. Em geral começa com cerveja, depois vem outras bebidas alcoólicas e a porta está aberta. O cigarro acaba levando para a maconha. Daí para drogas mais pesadas é só um passo.
Hoje, quase a totalidade dos internos em tratamento da dependência química, começaram pelo álcool. Aquela cervejinha nas festinhas acabou por iniciá-los nas drogas.
O que a grande maioria dos jovens não sabe é que as drogas quase sempre são um caminho sem volta. Você entra de bobinho e acaba dependente sem se aperceber.
Hoje as drogas tem poder viciante muito mais forte do que há alguns anos. cada vez mais cedo estão sendo apresentadas a nossos jovens. Eles muitas vezes ainda não estão maduros para dizer NÃO e acabam experimentando porque a turma experimentou.
E daí? Lá se foi a LIBERDADE. Tornam-se dependentes da droga. Ela se torna a dona de suas vidas. É uma verdadeira escravidão. A liberadade foi trocada pela imbecilidade.
O que fazer? Jovem, exercite sua individualidade, sua responsabilidade. Seja você mesmo. Não entregue sua liberdade para seus “amigos”. Não entregue a sua liberdade, ainda em formação, para a droga. Ela te escravizará.
Como fazer? Tenha objetivos definidos. Faça um projeto de vida. Participe da vida da comunidade...Mude de “amigo” se não conseguir mudar o seu amigo. Cultive o diálogo, especialmente com seus pais. Eles são seus amigos, mesmo que não pareça. Se eles não tomam a iniciativa, faça-o você. Afinal, você é um cara esperto.
Lembre-se: Deus lhe deu a liberdade de escolha e espera que você peça a sua ajuda.

Você pode fazer a diferença! Contem conosco, nós contamos com você!
AMOR-EXIGENTE dá certo! Venha fazer parte desta Grande Família!

Reuniões: segundas feiras 19:30h e sábados 14:00h na esquina da solidariedade.